Prefácio Carlos Vieira Reis
Desde há algum tempo que pensava escrever a História da UMEM, porque tenho verificado, na minha experiência como aprendiz de historiador, que as organizações cuidam pouco, ou desastradamente, da sua memória e do seu património histórico.
Sendo assim, calculava que os 50 anos de vida da UMEM, não estivessem completamente documentados, mas estava longe de imaginar que o desastre fosse tão grande.
Socorri-me da ajuda de Edouard Kloter, que concordou com a minha ideia e, tal como eu, estava preocupado com a falta de registos históricos da UMEM. Por sua iniciativa, na sua qualidade de presidente em exercício da UMEM, fez várias diligências junto dos membros da nossa União, numa tentativa de recolha de muitos pedaços dum todo já perdido. Para ele, a minha gratidão pela sua disponibilidade, pelo seu estímulo permanente e sobretudo por ter acreditado no sucesso da minha tarefa.
Muito ou pouco, sempre foi possível conseguir alguma coisa. Apenas uma pequena parte da nossa história, mas esperemos que a suficiente para conhecer melhor a vida já longa da nossa União Mundial.
Tenho pena que a nossa História não tenha sido escrita por alguém credenciado para esse efeito e tenha cabido a mim a sua escrita, que não sou mais do que um aprendiz de historiador. O material histórico é pouco e pouco será o talento de quem a escreve. Mas podeis ter a certeza que a vontade de a escrever foi grande, como grande é o desejo de gostem deste possível produto final.
Aqui deixo um apelo a todos os membros da UMEM para que, futuramente, façam o possível por conservar todo o material com interesse histórico ou o façam chegar ao vosso presidente, como seu fiel depositário, para futura actualização da nossa história.
Sejam benévolos com este escrevinhador, mas não poupem as críticas e sugestões que possam vir a melhorar este esboço histórico.
Carlos Vieira Reis