Sociedades UMEM
Clube dos Médicos Escritores da Bulgária
Existe há 30 anos. Actualmente é constituída por 35 médicos poetas, prosadores e dramaturgos.
A actividade do Clube consiste essencialmente em editar e popularizar a obra literária dos seus membros.
Com esta finalidade foi fundado o Prémio Dimitar Dimitrov, escritor célebre, médico veterinário, aitor de vários romances conhecidos dos leitores búlgaros e estrangeiros, especialmente a sua obra «Tabaco», que ficará para sempre entre as mais belas obras alguma vez escritas em búlgaro, fazendo parte da literatura clássica búlgara.
O prémio é atribuído bienalmente a obras escritas por escritores que tenham dedicado as suas vidas à mais humana das profissões – a medicina.
Os membros do Clube mantêm relações com os colegas de organizações semelhantes nos diversos países europeus- Participamos sempre que possível, nos Congressos Internacionais da UMEM – dois desses congressos realizaram-se na Bulgária, em Varna, em 1991 e em Velingrad em 1995 e tiveram grande participação estrangeira. Os temas neles debatidos foram – «As doenças do século – cancro, sida e narcomania» e «O nacionalismo e a xenofobia».
Luben Stanev, que é também um dos vce.presidentes da UMEM, é o presidente do Clube Búlgaro dos Escritores Médicos, desde a sua fundação.
Hristo Ganov é o seu vice-presidente.