Sociedades UMEM

Associação Espanhola de Médicos Escritores e Artistas

Nos princípios do século XX, havia uma associação da imprensa médica espanhola (Directores e proprietários de Revistas de medicina e redactores de periódicos (La Voz, ABC, o Liberal, etc.).

Como sempre, dissensões, grupitos e grupúsculos, até que final­mente, em 1931, se criou a Associação Espanhola de Escritores Médi­cos, a AEEM, cujo primeiro presidente foi o Dr. Eleicegui.

Problema sempre angustiante: a falta de dinheiro.

Para arranjar fundos, no Carnaval de 1936 propôs-se realizar Bai­les e como última tentativa, a eleição de Miss Anatomia!! No entanto, a situação política e social aconselhou a suprimir essas iniciativas.

Terminada a guerra «incivil» em 28 de Outubro de 1939, constituiu-­se a Associação presidida pelo Dr. Nunez Grimaldo (Director do Hospital Homeopá­tico de San José, na calle Eloy Gonzalo de Madrid).

Inicialmente, havia numerus clausus, só podendo entrar 30 sócios. Na reunião de 8 de Março de 1940 propôs-se para a primeira vaga a existir o Dr Castillo de Lucas, meu pai, que já tinha publicado o seu «Refranero Medico».

Posteriormente ampliou-se para 50 membros e actualmente a admissão é aberta e só se exige demonstrar alguma actividade humanística, já que a partir de 14 de Abril de 1988, sob a presidência da Dr.a Fernanda Monasterio, a nossa associação se chama «De Médicos Escritores e Artistas», ou seja, não só literatos, poetas, ensaístas, autores teatrais, mas também outras actividades artísticas.

Temos excelentes pianistas como el Dr. Cases, dedicado à música de Jazz, Pintores como el Dr. Daudén, cotadíssimo, desenhadores como o malaguenho Vargas Machuca, escultores como os Dr.s Abril e Sokolowski.

  

Pertenceram à Associação pessoas tão ilustres como Ramón y Cajal, Gregorio Marañon, Vallejo Najera, Rof Carballo, Mariano Zumel, Botella y Albarracin y Lain Entralgo.

Na actualidade a Associação é composta por 220 membros e realiza-se uma sessão mensal e, nos dois últimos anos, organizaram-se umas Jornadas de «História da Medicina e Humanismo Médico», durante os meses de Janeiro a Abril, com um total de 36 conferências, havendo sido publicadas as correspondentes ao ano de 2003. Nos últimos oito anos, os nossos associados editaram 53 livros e obtiveram numerosos Prémios Literários e Artísticos

Connect With Us