Sociedades UMEM
Associação Espanhola de Médicos Escritores e Artistas
Nos princípios do século XX, havia uma associação da imprensa médica espanhola (Directores e proprietários de Revistas de medicina e redactores de periódicos (La Voz, ABC, o Liberal, etc.).
Como sempre, dissensões, grupitos e grupúsculos, até que finalmente, em 1931, se criou a Associação Espanhola de Escritores Médicos, a AEEM, cujo primeiro presidente foi o Dr. Eleicegui.
Problema sempre angustiante: a falta de dinheiro.
Para arranjar fundos, no Carnaval de 1936 propôs-se realizar Bailes e como última tentativa, a eleição de Miss Anatomia!! No entanto, a situação política e social aconselhou a suprimir essas iniciativas.
Terminada a guerra «incivil» em 28 de Outubro de 1939, constituiu-se a Associação presidida pelo Dr. Nunez Grimaldo (Director do Hospital Homeopático de San José, na calle Eloy Gonzalo de Madrid).
Inicialmente, havia numerus clausus, só podendo entrar 30 sócios. Na reunião de 8 de Março de 1940 propôs-se para a primeira vaga a existir o Dr Castillo de Lucas, meu pai, que já tinha publicado o seu «Refranero Medico».
Posteriormente ampliou-se para 50 membros e actualmente a admissão é aberta e só se exige demonstrar alguma actividade humanística, já que a partir de 14 de Abril de 1988, sob a presidência da Dr.a Fernanda Monasterio, a nossa associação se chama «De Médicos Escritores e Artistas», ou seja, não só literatos, poetas, ensaístas, autores teatrais, mas também outras actividades artísticas.
Temos excelentes pianistas como el Dr. Cases, dedicado à música de Jazz, Pintores como el Dr. Daudén, cotadíssimo, desenhadores como o malaguenho Vargas Machuca, escultores como os Dr.s Abril e Sokolowski.
Pertenceram à Associação pessoas tão ilustres como Ramón y Cajal, Gregorio Marañon, Vallejo Najera, Rof Carballo, Mariano Zumel, Botella y Albarracin y Lain Entralgo.
Na actualidade a Associação é composta por 220 membros e realiza-se uma sessão mensal e, nos dois últimos anos, organizaram-se umas Jornadas de «História da Medicina e Humanismo Médico», durante os meses de Janeiro a Abril, com um total de 36 conferências, havendo sido publicadas as correspondentes ao ano de 2003. Nos últimos oito anos, os nossos associados editaram 53 livros e obtiveram numerosos Prémios Literários e Artísticos